Novo procedimento de emissão de guia de custas iniciais para os processos eletrônicos (PJe)

A Corregedoria Geral de Justiça implementou alteração no procedimento de emissão de Guia de Recolhimento de Custas e Taxa Judiciária – GRCTJ, para pagamento das custas processuais iniciais relacionadas aos processos eletrônicos.

A partir do dia 14 de outubro de 2019, o advogado deve realizar o seguinte procedimento:

- cadastrar os dados do processo no sistema PJe, realizando a distribuição.

- de posse do número do feito, a GRCTJ de custas iniciais deverá ser emitida no Portal do TJMG > Guias de Custas > Acesso ao sistema > Primeira instância > Selecionar o tipo de processo: Eletrônico PJe > Informar o número do processo > selecionar o botão "Buscar" > Selecionar o tipo de guia: Custas iniciais> preencher os campos solicitados e emitir a guia.

- após o pagamento, o advogado deverá juntar a cópia da guia, bem como o comprovante de pagamento nos autos eletrônicos.

Observação: importante esclarecer que, nos casos em que não houver o requerimento de Justiça Gratuita, a tramitação do processo somente ocorrerá após o pagamento da guia de custas iniciais.